Boas-vindas

É com prazer que o recebemos nesta iniciativa

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

Lethes Art é mais uma grande aposta do Município de Ponte de Lima, que no ano anterior abriu portas à Arte Contemporânea de todo o mundo. O nome Lethes tão intimamente ligado ao nosso rio Lima, porque outrora os gregos o apelidavam de Lethes, o rio do esquecimento, dá mote à Memória & Identidades- tema escolhido para 2017.

Ponte de Lima quer preservar a memória cultural, mas quer acima de tudo perpetuar a sua identidade e permitir que outras identidades aqui se construam, se desconstruam e se transformem. A criatividade dos artistas contemporâneos terá à disposição o património arquitetónico, artístico e paisagístico da vila de Ponte de Lima.

Este projeto, à semelhança de outros dos quais nos orgulhamos de ajudar a construir, tem particular importância; numa época em que é tão volátil a informação, o dia a dia de cada um; promover a memória, não esquecer o que nos identifica para continuarmos a crescer no futuro.

Os monumentos/espaços escolhidos são eles próprios símbolos de memória, repletos de história, da nossa história que se vai transformando e enriquecendo à medida que vamos abrindo a todos a possibilidade de deles usufruírem.

É este um dos grandes motivos que nos leva a lançar esta primeira edição do Lethes Art, usufruir, conhecer, transformar o nosso passado, no nosso presente, pois só assim teremos garantido um futuro promissor.

Não quero terminar esta nota de abertura sem saudar a Prof. Doutora Isabel Patim, curadora deste evento e todos os colaboradores do Município irão tornar esta edição possível.

Aos Artistas fica o desafio, de olhar, com olhar atento uma das mais belas vilas de Portugal. O desafio de nos desafiarem com a vossa criatividade!

A si, caro visitante, exceda-se e faça deste evento o seu espaço de Memória e Identidades!

Ponte de Lima espera-vos, a todos, como sempre de braços abertos!


Victor Mendes
Presidente de Câmara Municipal
  • Partilhar