Locais de Exposição

Localize no mapa os locais de exposição das obras selecionadas

Centro de Interpretação da História Militar

Conhecido como Paço do Marquês, este edifício tem a sua origem no século XV, quando D. Leonel de Lima consegue do rei D. Afonso V o título de Alcaide de Ponte de Lima e Visconde de Vila Nova de Cerveira. A Alcaidaria, que não teria a atual configuração, terá aproveitado parte da Torre de Menagem, que desapareceu por completo. O edifício apresenta três janelas manuelinas, datadas do século XVI, sendo profundamente transformado no século XVIII. O torreão adjacente é um dos cubelos da cerca medieval e serviu de prisão e mais tarde de paiol.

A descendência de D. Leonel de Lima fez alterações no exterior do edifício, mas também nos interiores e, no tempo do Marquês, foi o então piso térreo transformado em cavalariça. Todos estes dados foram recolhidos na intervenção arqueológica realizada em 2003, tendo-se musealizado alguns vestígios. No emblemático Paço do Marquês funcionou o Hospital da Misericórdia, a Escola Técnica, os Paços do Concelho e, atualmente, o Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima.

Centro de Interpretação da História Militar

Contactos

Paço do Marquês, Praça da República, 4990-090 Ponte de Lima | 3º Feira a Domingo: 10h-12h30 e de 14h-18h | 41° 46' 0,12" N - 8° 35' 2,039" W

Localização

  • Partilhar